sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Novidades no blog

Vocês notaram as outras páginas do blog? Na página Músicas procurei postar links para algumas músicas que fizeram parte do repertório da Didi e das reuniões familiares em festas e na Represa de Atibaia. Convido-os a visitar essa página, acredito que irão se divertir e até lembrar algumas músicas do fundo do baú que, talvez, nem se lembrassem mais. A música Chuá Chuá era a preferida da vó Nenê, lembram? Muitas vezes tive que pagar o mico de cantar para ela ou cantar junto com ela. Já a do Chico Mineiro era a preferida do tio Guara, então ficou meio que "proibida" de ser cantada depois que ele deixou de ser estrela na terra para ser estrela no céu. A nossa avó e nossa mãe se emocionavam muito e, às vezes até choravam, quando ouviam. Tem uma que não está nessa lista e nem nunca vai entrar, pois a letra é totalmente proibida. Acho que alguns de vocês vão se lembrar, começava assim: à meia noite, céu estrelado .... e terminava Vaticano, lembram? Não tenho a menor idéia de onde ela surgiu, alguém sabe?
Outra dúvida: alguém sabe por que antigamente trocavam o "l" por "r"? Por exemplo, a vó e nossas tias me chamavam de Sirvia e o Naldo de Nardo. Seria alguma mudança que ocorreu do latim para o português, por exemplo, conhecia pessoas que falavam bassoura ao invés de vassoura, isso, penso eu, veio do latim, não? ou será que tem algo a ver com o italiano? Sei lá, mas também que besteira, né? Que diferença faz? nada a ver!!
Tem uma outra música que não consigo encontrar na Internet. Lembro que era mais ou menos assim:

as barboletas nos regaços
 lavam suas roupas no azul anil,
 os colibris botam seus óvulos para a grandeza do Brasil,

 mas como é bela a natureza com seus feijões e hortaliças
os ???? fazem piu piu dizendo adeus ao meu navio

Pelo tipo de música acredito que seja do Juca Chaves, mesmo porque pelo jeito, ela curtia bastante as músicas dele (vide a página Músicas). Se descobrir quem fazem piu piu eu gravo no YOUTUBE para a alegria de vocês todos já que pediram mais um, ok? Hei irmã número quatro, põe sua memória de elefante para funcionar e tenta descobrir a resposta desse mistério para mim?
Outra música que lembro de ouvir muito na época dos festivais da Record é Disparada, lembram?
Na página Receitas, penso postar receitas das delícias que a Di preparava, assim todos poderemos acessar e preparar e me convidar para deliciar o resultado, que tal? Muitos pratos a Di aprendeu com a nossa bisavó Rosa lembram? Pratos deliciosos. Só não gostava de ver a leitoa com a maçã na boca, coitadinhas. Lembro que pensava: como minha mãe tem coragem? Ela é uma pessoa tão boa? Muitas noites perdi pensando nisso, acreditam? Não é mesmo para acreditar, pois não é verdade!
Hoje só escrevi alguns devaneios. Espero que não se aborreçam com essa leitura.

4 comentários:

  1. Lembro do chuá, chuá! mas só desse pedacinho, beijo! o Blog tá ficando lindo!!

    ResponderExcluir
  2. Numero cinco, voce se lembra desta:

    A minha namorada
    é feia de dar dó,
    tem um olho postiço
    na boca um dente só, na boca um dente sóóó

    Mas pra fazer cosquinha tá sózinha
    bis, bis


    Continua, mas eu não me lembro. Era do Jo Soares.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, só lembro!!
    Vou tentar lembrar se tem mais alguma coisa.
    Eu tenho surpresas ainda no quesito músicas. Estou esperando o meu assistente Artur poder me ajudar a gravar.
    Aguarde!!

    ResponderExcluir
  4. Só lembrei uma parte da música, alguém mais pode ajudar?
    A minha namorada
    é feia que dá dó
    não tem nenhum cabelo
    na boca um dente só
    na boca um dente só

    mas pra fazer cosquinha tá sozinha
    bis

    ela tem uma verruga
    no meio do gogó
    ...???
    refrão

    seus braços são que nem 2 ganchos
    que podem até dar nó
    que podem até dar nó

    refrão

    ResponderExcluir