domingo, 22 de maio de 2011

O irmão número dois

Nossa mãe dizia que quando estava grávida do número dois, sempre ouvia no rádio um programa de uma pessoa que ela considerava muito inteligente, assim, decidiu dar seu nome ao bebê. Interessante é que é difícil imaginar que essa sua idéia poderia dar certo, mas não é que funcionou! Analisando friamente alguns diriam que ele é totalmente razão, mas eu afirmo: ele é uma das pessoas mais inteligentes que conheço com um enorme coração. Talvez até, se ele pudesse escolher preferiria não ser tão sensível e ter um coração desse tamanho para não sofrer, mas tem! Na minha concepção, uma pessoa inteligente tem coração enorme pois naturalmente ela será uma pessoa justa, honesta, que respeita e ama seu próximo, e ele é tudo isso e talvez mais um pouco...
Sempre tive admiração e respeito enormes por ele, sabe aquela criança que nunca brigava com ninguém, que não gostava de mascar chiclete? Isso era o máximo para mim. Muitas vezes eu chegava da escola com dúvidas monstruosas, que jamais conseguiria entender, mas os meus super irmãos números dois e três faziam essas dúvidas se transformarem nas coisas mais simples do mundo! Quando eles terminavam de me explicar a matéria tão nebulosa eu dizia: era isso que o professor queria dizer? Não acredito... Eles tinham esse poder e eu me sentia a pessoa mais sortuda por tê-los como irmãos, pois pobres daqueles que não os tinham em casa para ajudá-los.
Esse meu super irmão também tinha resposta sábias para minhas perguntas. Meu primeiro amiguinho era nissei. Eu ficava maravilhada vendo ele e seu pai conversando em japonês. Um dia cheguei sismada e perguntei ao meu irmão como meu amiguinho podia entender o que o pai dele falava em japonês. Então veio uma resposta surpreendente: você não entende o que seu pai fala? Então ele também entende o que o pai dele fala, ué! Essa resposta foi tão surpreendente que lembro dela até hoje!
Um dia nossa mãe, já cansada com a bagunça no quarto dele pediu que ele guardasse as coisas e que mantivesse o seu quarto arrumado, então ele respondeu: mãe, imagine que a porta do quarto é a porta do armário, então já está tudo guardado!!
Quando ele estava no primeiro ano, sempre nossa mãe recebia reclamações da professora porque ele sempre dormia na aula e que não tinha o menor interesse pelo estudo. Pouco tempo antes do final do ano nossa mãe foi avisada que ele seria reprovado. Então ela prometeu a ele que se conseguisse ser aprovado ela lhe daria uma bicicleta. Adivinhem o que aconteceu... claro que ele conseguiu a bicicleta, ora!
Nossa mãe adorava contar que quando ele era bem pequeno ainda, era muito engraçadinha a forma como ele falava as coisas no diminutivo. Por exemplo, sapatinho para ele era sapatotinho. Quando alguém pedia para ele falar o diminutivo das palavras, ele já soltava vários pois sabia que iriam perguntar outros, então ele respondia: sapatotinho, bonecaquinha, salsichachinha. Era a sensação!
Nossa mãe também falava que ele era pior do que o fradinho, um personagem de estórias em quadrinhos que insistia tanto nas coisas até vencer pelo cansaço. Ela dizia que tinha trauma de certa vez que ele queria um foguetinho. Ela dizia que naquele dia, ele a perseguiu o dia todo pedindo para ela comprá-lo. Dizia que chegou uma hora que era só ela olhar para ele que ele dizia: mas é só 1,99 mãe!
Uma das boas lembranças que guardo é eu, ele e nossa mãe conversando na cozinha da nossa casa. Ele me explicava porque o avião voava, como a geladeira gelava e muitas outras coisas interessantes. Ele é assim, em uma conversa normal explica de uma forma super simples coisas que parecem impossíveis de entender. Além disso, guardo comigo vários conselhos que me dava quando pedia ajuda a ele.
Uma lembrança marcante foi quando comemorávamos a minha aprovação no vestibular. Lembro que ele não estava feliz. Quando perguntei a ele o porque, respondeu que achava que eu devia fazer outro curso pois aquele não era reconhecido como superior e que eu enfrentaria dificuldades mais tarde. Mais uma vez ele estava certo, mas o interessante foi, em meio a toda aquela alegria e comemoração, ele ter a coragem de assumir o que pensava de verdade. Poderia até ter ficado chateada, mas sabia que ele estava preocupado com meu futuro.
Ele e o número três adoravam dar uma de machista. Quando viam barbeiragens no trânsito comentavam: só podia ser mulher! Um dia disse a ele: engraçado, vocês vivem criticando mulheres no trânsito então por que falam para eu fazer a carteira de motorista? Querem mais uma mulher no trânsito? Então soltou mais uma de suas pérolas: você é inteligente porque é minha irmã. Não sabia como me sentir: lisonjeada com o elogio ou louca da vida pela sua cara de pau.
Ele foi meu professor na faculdade, não preciso dizer que o melhor professor que já tive na vida! Era emocionante vê-lo entrar na sala para dar aula, o orgulho era grande, dava vontade de falar aos outros alunos: vejam, é o meu irmão!!! Como sempre foi maravilhoso!! Tive que aguentar muita brincadeira por parte dos meus colegas, diziam que eu já tinha visto a prova antes da hora, pediam para eu contar as questões, etc. Depois, alguns anos mais tarde foi meu chefe indireto. Um dia ouvi o seguinte de uma pessoa que era sua subordinada: agora que seu irmão é meu chefe estou tranquila, pois sei que se ele tomar alguma decisão contra mim, ele estará sendo justo. Isso foi uma das coisas mais bonitas que já ouvi, mais ainda porque veio de uma subordinada sua, foi muito legal!!
Graças a Deus, ele é um dos raros casos de pessoas inteligentes, competentes, batalhadoras que foram reconhecidas. Foi super bem sucedido na sua vida profissional além da pessoal. Acho que nunca o vi tão emocionado como no dia em que nasceu sua primeira filha e sua alegria quando sabia que seria pai na gravidez de seus outros filhos.
Tem muitas outras estórias, mas com essas acho que consegui dar a vocês uma idéia de como, na minha concepção, é o meu irmão número dois!!

24 comentários:

  1. Adorei esta estoria, mas acho que você além de exagerar esqueceu de falar que ele casou com a melhor pessoa do mundo, ahah
    E o preço do foguetinho era 13 cruzeiros...

    ResponderExcluir
  2. o preço eu chutei mesmo. Quanto a não falar da melhor mulher do mundo, não cheguei nessa fase ainda, ainda somos os filhos, não marido, pai, etc.
    Mas não exagerei não!!! quem estava lá sabe...
    grande beijo e obrigada por incentivar o blog!!
    você incentiva pois é a melhor mulher do mundo!!
    pronto, falei!!
    beijos.

    ResponderExcluir
  3. ok, valeu!!!, Como diz a minha cunhada Silvia, você é uma belezinha.

    ResponderExcluir
  4. Eu não sabia que ele tinha sido seu professor... hehe Adorei a história!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Pois é, o melhor!!!
    Fico feliz por ter gostado e postado seu comentário!!
    Obrigada e muitos beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Como sempre, linda história, linda família e ESTOU NELA!!! AHAHAHAHA aguardem a estória da número 7 - sil, não vá me decepcionar hein?!?!?!? beijos a todos! saudades

    ResponderExcluir
  7. Linda família mesmo!! Agradeço a Deus todos os dias por pertencer a ela. É Cláu você tá nela sim! Tenho até medo de decepcioná-la, já pensou o que vou ter de ouvir? Você não vai contar as linhas para ver se a sua tem mais ou menos linhas né?
    beijos e obrigada por comentar!! também sinto saudade de você e de todos!!

    ResponderExcluir
  8. Silóca
    Mais uma vez voce escreveu sobre nosso irmãozão muito bem. Chega a emocionar. Só esqueceu de citar o que ele comprou com seu primeiro salário...
    Numero 4

    ResponderExcluir
  9. Foi alguma coisa para a mãe? Nessa você me pegou mesmo! Fala vai...

    ResponderExcluir
  10. Não lembro onde ele trabalhava só sei que com seu primeiro salário ele comprou um anel de brilhante para a mãe, se não foi a maior foi uma das maiores emoções da vida dela, comprou numa lojinha de um japones que vendia de tudo. Tanto para ele quanto para ela era um brilhante verdadeiro.

    ResponderExcluir
  11. que lindo!!!!!!!!!
    Você com sua memória de elefante pode me ajudar bastante, né? legal!!
    obrigada pela ajuda,
    gostei!!

    ResponderExcluir
  12. outra coisa que lembrei é que no caminho da casa do tio Gê tinha uma subida super íngreme e o número dois me levava de cavalinho, lembram?
    e a estória da briga dele com o três que voou o radinho da Maria José, lembram? quem jogou o radinho? hã hã hã?????

    ResponderExcluir
  13. Este irmao numero dois continua sendo esta linda pessoa,um irmao atencioso, um pai maravilhoso e um amigo e companheiro para todas as horas. Eu amo este numero dois.

    ResponderExcluir
  14. Xuxa (Sil), eu adoro as histórias, meu olho sempre enche de lágrimas.
    A hist. do anel eu sabia, muito legal!!
    Não sabia que ele tinha sido seu professor, até parece que ele iria te mostrar as provas, lembro quando o número 2 voltou do Japão com um gravador de CD, maior novidade, e não deixava ninguém fazer cópia pirata de cd de música, conto até hj para todo mundo isso com maior orgulho, mas na época achava super careta...kkk
    Continue com esse blog, é o máximo. bjs

    ResponderExcluir
  15. é gente, como somos felizes com tanta gente maravilhosa nessa família!!
    Fico feliz de saber que tem gente curtindo o blog.
    Obrigada, agora sei que estou alcançando o objetivo!!
    Como muito bem disse a Cá a vida não devia acabar nunca!!! Amei isso!!
    Amo vocês!!

    ResponderExcluir
  16. Ana Claudia s para mim
    mostrar detalhes 11:29 (31 minutos atrás)
    escreve lá prá mim?

    mas antes dele comprar um anel de brilhantes de verdade, ele deu um anel que vinha no doce e falou prá ela que um dia compraria um verdadeiro, e comprou!!

    ResponderExcluir
  17. Lembrei de um episódio importante que faltou nesse último post: quem lembra do nosso quase naufrágio na Represa de Atibaia? Estava um dia lindo e tivemos a brilhante idéia de ir de barco até o outro lado da represa, mas, o tempo virou e caiu o maior temporal. Quem estava no barco? Além de mim lembro do número dois que remava com uma vara, da Lili, número quatro e quem mais? Naquele dia quase morremos e matamos a mãe de preocupação, ela estava grávida lembram? do número seis ou sete? Lembram que ela foi falar com o Sr. Vicente que tinha lancha, mas ele não quis arriscar e ir nos socorrer? Lembro que nós queríamos ajudar a remar e só atrapalhávamos, o número dois já estava quase jogando gente na água! rsrsrs lembram? Não podia deixar de registrar esse episódio. E quando chegamos, coitada da mãe, estava quase morta de preocupação!!!
    Agora quem tem memória de elefante completa a estória...

    ResponderExcluir
  18. Número dois para mim,
    mostrar detalhes 15:37 (2 horas atrás)
    Eu me sinto até constrangido de colocar comentários, mas posso esclarecer que eu não estava remando com uma vara mas sim com uma vassoura. O barco estava furado e enchia de água, o tempo virou e com o vento contra a vassoura mostrou sua fraqueza.

    Número dois

    PS – Não consegui colocar comentário no blog usando minha conta Google.

    ResponderExcluir
  19. Amei!! Morri de rir!! Até para comentar vocês são lindos!!
    Por questões de segurança tirei seu nome e dos outros irmãos. Talvez até fosse uma boa idéia abrirmos contas com esses nicknames: número um, dois... que tal.
    Mas, voltando ao assunto, foi pior do que pensei, hein? que sufoco!!! os anjos da guarda trabalharam bastante naquele dia!!

    ResponderExcluir
  20. O número dois é umas das pessoas mais maravilhoras que eu conheço nessa vida. Tenho o privilégio de ser um pedacinho de tudo isso que ele é e representa pra todos. Uma pessoa maravilhosa, sensata, honesta, competente, batalhadora que merece cada coisinha de bom que acontece na sua vida..É sensível demaisss....e me ensina MTA coisa todos os dias....mesmo estando longe!
    Tenho um bilhetinho que ele me escreveu em um dos meus aniversários que diz: "vc me ensinou a ser pai"...essa frase pra mim é a mais maravilhosa do mundo... VC ME ENSINOU A SER TUDO rs...
    TE AMO PAI!!!!!!!

    Filha número um do número dois!

    ResponderExcluir
  21. Nossa, agora eu que chorei, lindo comentário!!!

    ResponderExcluir
  22. Ainda não conhecia o blog, adorei tia Silvia!!!
    Muito emocionante!!! O texto, os comentários...
    Tenho muita sorte de ser filha desse homem maravilhoso, da melhor mulher do mundo, e de pertencer a essa família linda!
    Só tenho a agradecer..
    Um livro poderia ser escrito pra registrar as história dessa família!

    ResponderExcluir
  23. Parabéns, Silvia, ótimo texto!
    Eu conheço o número dois desde os 3 anos de idade.
    E eu que não tenho irmaos ganhei um que sempre tomou conta de mim, até hoje! Do jeitinho dele, sempre está de olho, minhas asas, como ele mesmo disse.
    Sil, quando escrever dos outros, falo dessa família sim, maravilhosa!

    beijos a todos

    ResponderExcluir
  24. Oi gente,
    Só agora vi esses comentários lindos, tenho me emocionado todos os dias. Muito legal o blog estar motivando declarações lindas. Gente, já pensaram quanto amor há nessa nossa grande família? Claro Jú incluindo os integrantes mais recentes!!
    Obrigada a todos,
    muitos beijos.

    ResponderExcluir